Capitão Alberto Após requerimento de Alberto Neto, Ministério da Infraestrutura anuncia melhorias em aeroportos no Amazonas

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

15/10/2019

Após requerimento de Alberto Neto, Ministério da Infraestrutura anuncia melhorias em aeroportos no Amazonas

 

O Ministério de Infraestrutura anunciou previsão para entrega de obras que estão sendo realizadas em aeroportos localizados na capital e interior do Amazonas. Em agosto deste ano, o deputado federal Capitão Alberto Neto enviou ao órgão um requerimento de informações sobre projetos em curso para construção, reforma e ampliação dos aeroportos.

De acordo com informações da Infraero, responsável pela administração dos aeroportos em Manaus, Tefé e Tabatinga, a prioridade de seus investimentos são projetos que geram “impacto positivo no atendimento a população isoladas, na proteção ambiental e no fomento à economia relacionada ao turismo na floresta Amazônica”.

No documento a empresa informou também que a conclusão das obras de recuperação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, está prevista para o mês de dezembro deste ano. O projeto está em execução e os investimentos estão orçados na ordem de R$ 25 milhões.

O Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, também respondeu aos questionamentos enviados pelo parlamentar amazonense sobre o desenvolvimento de projetos que beneficiem, principalmente, os aeroportos no interior do estado.

Segundo a pasta, em 2019, já foram entregues equipamentos tipo pórtico detector de metais para as cidades de Parintins, Barcelos e Coari. São Gabriel da Cachoeira tem previsão de receber o equipamento ainda este mês, que também deve ser contemplada com equipamento de raio-X. Eirunepé, Coari e Lábrea tiveram os equipamentos de raio-X entregues em agosto e setembro passado.

 Segundo o departamento, os municípios de Itacoatiara, Manicoré, Coari, Parintins e Eirunepé foram contemplados com a implantação de Estações Meteorológicas de Superfícies Automáticas (EMS-A). A medida foi executada em parceria com o Comando da Aeronáutica, por intermédio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

O aeroporto Estirão do Equador, situado em Atalaia do Norte, também está passando por obras de reconstrução do pátio de estacionamento e pista de táxi, além da pista de pouso e decolagem que está sendo ampliada e, posteriormente, deve receber reforço de pavimento e revestimento de concreto. Em São Gabriel da Cachoeira, o aeroporto de Iauretê está recebendo obras de reconstrução na pista de táxi, na pista de pouso e decolagem, reforço no pavimento em revestimento de concreto.

O aeroporto de Coari passa por reconstrução do pátio de estacionamento, da pista de táxi e da pista de pouso e decolagem, em concreto e acostamento, construção de cerca operacional, instalação de auxílios visuais e novo terminal de passageiros.

Para Alberto Neto, essas informações repassadas pelo Ministério são importantes para fiscalizar a execução e entrega das obras, que faz parte do trabalho de um parlamentar, como também para planejar maneiras de colaborar com o desenvolvimento dos municípios do interior, por meio de melhorias da infraestrutura logísticas das cidades mais distantes da capital.

“A população do nosso estado sofre com as dificuldades de deslocamento, por isso, acompanho de perto o desempenho dos órgãos responsáveis por executar obras e melhorias nos aeroportos. Além de as obras gerarem emprego e renda para o povo, a entrega desses projetos é fundamental para fomentar a economia nessas localidades. Um município que não tem um bom aeroporto no Amazonas está fadado a depender das estradas, que também estão ruins, e, sobretudo, do transporte de embarcações”, explicou.

Elaboração de projetos – O Ministério da Infraestrutura informou ainda que está em fase de elaboração e estudo um projeto para complementar reformas em Coari e Lábrea. Juntamente com os questionamentos em torno de obras que estão sendo executadas no estado, o deputado solicitou informações sobre projetos em desenvolvimento para ampliação e melhorias nos aeroportos. Também está em curso a confecção de projetos de cerca operacional e de auxílios visuais para os aeroportos de Barcelos, Eirunepé, Humaitá e Manicoré.

 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br