Capitão Alberto Audiência Pública na Câmara discutirá apagão aéreo no interior do Amazonas

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

29/11/2019

Audiência Pública na Câmara discutirá apagão aéreo no interior do Amazonas

Os oito deputados federais que compõem a bancada amazonense na Câmara Federal requereram, junto à presidência da casa legislativa, que seja realizada uma audiência pública, a fim de discutir o apagão aéreo que tem prejudicado o transporte no Amazonas. 

Como um dos autores da proposta, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) pede urgência na aprovação do requerimento. Para o parlamentar é fundamental a bancada apurar junto a MAP Linhas Aéreas/Passaredo as motivações reais para o cancelamento de voos em diversos aeródromos do estado. 

“Além de representantes da MAP/Passaredo, também requeremos a presença da Agência Nacional de Aviação Civil. O confronto de informações entre as partes será fundamental nesta audiência. Isso porque, a empresa alegou que estava interrompendo suas operações devido a problemas nos aeródromos”, defendeu. 

Para a audiência pública, os parlamentares também pedem a presença de representante da Infraero, do governo do Amazonas e dos prefeitos de Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Parintins, Eirunepé, Barcelos e Lábrea. 

“A empresa é a principal atuante neste segmento e sem sua operação, diversos transtornos à população já estão sendo gerados e com a aprovação deste requerimento, poderemos debater e buscar soluções para este problema”, diz o documento. 

Alberto Neto alerta que o problema pode gerar sérias consequências para o estado, nas áreas turísticas, comerciais entre outras. “Com os cancelamentos de voos, não apenas os passageiros são prejudicados, mas as economias dos municípios podem ficar comprometidas. As cidades só terão transportes de barcos, que demora dias para chegar em cada localidade”, ressaltou. 


 

Entenda o Caso

Em sua página na internet, a MAP publicou comunicado informando que deixaria de operar voos nos municípios de Coari, Eirunepé e Tefé a partir do dia 21 de outubro. No aviso, a empresa explica aos clientes que a interrupção foi necessária para adequação dos aeródromos. 

Além destes, durante todo o mês de outubro, passageiros que viajavam entre os municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Carauari e Lábrea também sofreram com cancelamentos de voos. 

A Infraero se pronunciou sobre o assunto na imprensa onde negou que os aeródromos estejam fora dos padrões necessários, exigidos pelas Anac para operar. 

 

Deputado cobra melhorias

Em agosto deste ano, o deputado federal Capitão Alberto Neto enviou ao Ministério da Infraestrutura um requerimento de informações sobre projetos em curso para construção, reforma e ampliação dos aeroportos.

A resposta veio semanas depois, quando o órgão anunciou previsão para entrega de obras que estão sendo realizadas em aeroportos localizados na capital e interior do Amazonas.

De acordo com informações da Infraero, responsável pela administração dos aeroportos em Manaus, Tefé e Tabatinga, a prioridade de seus investimentos são projetos que geram “impacto positivo no atendimento a população isoladas”. 

Segundo a Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, em 2019, já foram entregues equipamentos tipo pórtico detector de metais para as cidades de Parintins, Barcelos e Coari. São Gabriel da Cachoeira tinha previsão de receber o equipamento em outubro, que também seria contemplada com equipamento de raio-X. Eirunepé, Coari e Lábrea tiveram os equipamentos de raio-X entregues em agosto e setembro passado.


 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br