Capitão Alberto Coronavírus afeta indústria nacional e compromete produção em Manaus

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

19/02/2020

Coronavírus afeta indústria nacional e compromete produção em Manaus

Manaus - De acordo com levantamento da Trendforce, empresa que faz análise de suprimentos na China, a epidemia de coronavírus pode comprometer a produção de smartphones ainda no primeiro trimestre de 2020. 

 

Se comparada com 2019, a fabricação dos aparelhos deve cair 12%, segundo matéria publicada pelo portal G1. Ainda segundo a reportagem, se a previsão se consolidar será o pior resultado em 5 anos, atingindo também a fabricação de monitores. 

 

O mercado chinês é um dos grandes fornecedores de componentes e insumos para a Zona Franca de Manaus e para parques industriais de outras regiões do país. O desabastecimento das fábricas do Polo Industrial de Manaus pode ocorrer ainda no primeiro trimestre, segundo as previsões de especialistas.

 

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) propôs ao Ministério da Economia a criação de um grupo de trabalho, com participação dos setores público e privado, a fim de estudar os efeitos da epidemia sobre a ZFM e para criar propostas de resoluções. 

 

“Enviei essa indicação para o ministro da Economia para que possamos desde já pensarmos em soluções para resolver a falta de abastecimento de insumos na ZFM. Nosso polo importa muitos componentes da China e já está em alerta devido ao corona”, disse. 

 

Dados 

Em 2019, o estado do Amazonas importou US$ 10,163 bilhões, sendo o quinto maior importador. Somente da China foram US$ 3,791 bilhões, o que correspondeu a 37,3% do total. O setor eletroeletrônico se destaca, que é responsável por 50% do faturamento do PIM.

 

Texto: Rita Ferreira

Foto: Reprodução/Suframa

 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br