Capitão Alberto De recesso parlamentar, Alberto Neto articula permanência de alíquota de 8% para polo de concentrados da ZFM

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

09/01/2020

De recesso parlamentar, Alberto Neto articula permanência de alíquota de 8% para polo de concentrados da ZFM

Manaus/AM - Mesmo de recesso parlamentar, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) tomou a iniciativa de dialogar com Governo Federal, por meio de Ofício encaminhado na manhã desta quarta-feira (8), sobre a preservação da alíquota de 8% no IPI para o Polo de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Ele também articula novas medidas que devem ser tomadas para salvaguardar a indústria local. Alberto Neto conversou com representantes da indústria e com empresários com quem discutiu as melhores estratégias para articular junto ao Palácio do Planato a permanência da alíquota diferenciado para o polo do Amazonas. 

O documento enviado ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, solicita sua imediata intervenção a fim de manter a alíquota de 8% no IPI - Imposto sobre o Produto Industrializado - para o Polo de Concentrados de bebidas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

No ofício o parlamentar ressalta que a indústria de concentrados fomenta o desenvolvimento econômico, não apenas em Manaus, mas no interior do estado, sobretudo em Maués e Presidente Figueiredo, municípios que produzem matéria prima para as bebidas. 

“Não somente devido a geração de emprego e renda na região, mas também pelos fortes encadeamentos produtivos estabelecidos com o interior da Amazônia, especialmente Amazônia Ocidental, conforme preconiza o Decreto 291/1967”, diz o ofício. 


Entenda o assunto

Desde outubro do ano passado, a alíquota do imposto estava fixada em 10%. O decreto assinado pelo presidente Bolsonaro atendeu de forma emergencial aos anseios da indústria local. 

“No ano passado, o nosso presidente foi muito assertivo, assinou um decreto onde manteve a alíquota em 10%, favorecendo nosso estado. O polo de concentrados emprego muita gente, não apenas aqui no Amazonas, mas a cadeia produtiva e de distribuição dos produtos, alcança o Brasil inteiro levando renda ao nosso povo”, disse o deputado. 

A medida presidencial solicitada pelo deputado se faz extremamente necessária devido a um decreto editado pelo ex presidente Michel Temer no qual o Governo Federal mudava os incentivos fiscais para a produção de concentrados. 

De acordo com o Decreto a alíquota mudaria de 20% (como era no início de 2018) de forma decrescente até atingir a marca de 4%. Outro decreto, também editado pelo ex presidente, manteria a alíquota em 8%.  O documento perdeu a validade em 31 de dezembro. 

A partir de 1 de janeiro de 2020, a alíquota do IPI dos concentrados retornou a 4%, conforme texto do Decreto 9.394/2018. 
 

Texto: Rita Ferreira
 

 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br