Capitão Alberto Clipping Digital

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

O CAPITÃO | Clipping Digital

Um Amazonas Mais Seguro!

CLIPPING DIGITAL

Interior do Amazonas: Capitão Alberto Neto aciona DNIT para cobrar retomada das obras do Porto de Parintins

Data da Postagem: 24/03/2021

Publicado em: 24/03/2021

Interior do Amazonas: Capitão Alberto Neto aciona DNIT para cobrar retomada das obras do Porto de Parintins O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT – para solicitar a retomada das obras no Porto do município de Parintins e a liberação para uso da população de uma parte do terminal que não ficou comprometido com o desabamento ocorrido em setembro do ano passado. O ofício foi enviado ao órgão, nesta segunda-feira, 22, por solicitação do vereador do município, Babá Tupinambá. De acordo com o vereador, o porto está funcionando de forma provisória e precária em um local que não oferece condições adequadas para atividade portuária. “Há quatro anos, que praticamente todo ano dá problema no porto e apareceu esse problema que agora é muito sério. Há sete meses, não tem embarque e desembarque no local. O pessoal das lanchas, caminhoneiros, estão pedindo que a empresa que estava fazendo o trabalho no porto volte a fazer a obra para que o porto seja reaberto o mais breve possível. O deputado Capitão Alberto já entrou com pedido no DNIT, muito preocupado com a população que precisa trabalhar e nos só temos a agradecer”, disse o vereador Babá Tupinambá. Capitão Alberto Neto ressalta que o porto de Parintins é fundamental, não apenas para o transporte da população parintinense, mas também para garantir o abastecimento de produtos, inclusive de itens essenciais como alimentos e remédios, escoamento de produção dos produtores rurais e demais atividades econômicas no interior do Estado. Parintins é o município polo na microrregião do Baixo Amazonas, tendo papel importante para grande parte dos amazonenses que vivem naquela área. “O Porto de Parintins tem problemas recorrentes na sua infraestrutura. Mesmo sendo um dos mais importantes terminais hidroviários do nosso Amazonas e ser essencial para o estado, o local sofre com falta de estrutura. Isso é inaceitável, precisamos resolver com urgência. O povo do interior não pode sofrer ainda mais. O transporte fluvial é o único meio de locomoção para grande parte das pessoas que não podem pagar passagens caras de avião para irem para Manaus, por exemplo. Parintins precisa ter um porto bem estruturado, moderno e seguro para atender as necessidades da população e dos trabalhadores. Acionei o DNIT para que as obras sejam retomadas o mais rápido possível e que o porto provisório seja realocado para um espaço mais adequado”, disse o deputado.

Projeto inclui informações de órgãos na CNH

Data da Postagem: 24/03/2021

Publicado em: 24/03/2021

Projeto inclui informações de órgãos na CNH Projeto de Lei 288/2021, inclui entre as informações disponíveis na carteira nacional de habilitação (CNH), a opção do condutor em relação a doação de órgãos, tecidos e parte do corpo em caso de morte encefálica.

Capitão Alberto Neto aciona DNIT para cobrar retomada das obras do Porto de Parintins

Data da Postagem: 24/03/2021

Publicado em: 24/03/2021

Capitão Alberto Neto aciona DNIT para cobrar retomada das obras do Porto de Parintins O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para solicitar a retomada das obras no Porto do município de Parintins e a liberação para uso da população de uma parte do terminal que não ficou comprometido com o desabamento ocorrido em setembro do ano passado. O ofício foi enviado ao órgão, nessa segunda-feira (22), por solicitação do vereador do município, Babá Tupinambá. De acordo com o vereador, o porto está funcionando de forma provisória e precária em um local que não oferece condições adequadas para atividade portuária. “Há quatro anos, que praticamente todo ano dá problema no porto e apareceu esse problema que agora é muito sério. Há sete meses, não tem embarque e desembarque no local. O pessoal das lanchas, caminhoneiros, estão pedindo que a empresa que estava fazendo o trabalho no porto volte a fazer a obra para que o porto seja reaberto o mais breve possível. O deputado Capitão Alberto já entrou com pedido no DNIT, muito preocupado com a população que precisa trabalhar e nos só temos a agradecer”, disse o vereador Babá Tupinambá. Capitão Alberto Neto ressalta que o porto de Parintins é fundamental, não apenas para o transporte da população parintinense, mas também para garantir o abastecimento de produtos, inclusive de itens essenciais como alimentos e remédios, escoamento de produção dos produtores rurais e demais atividades econômicas no interior do Estado. Parintins é o município polo na microrregião do Baixo Amazonas, tendo papel importante para grande parte dos amazonenses que vivem naquela área. “O Porto de Parintins tem problemas recorrentes na sua infraestrutura. Mesmo sendo um dos mais importantes terminais hidroviários do nosso Amazonas e ser essencial para o estado, o local sofre com falta de estrutura. Isso é inaceitável, precisamos resolver com urgência. O povo do interior não pode sofrer ainda mais. O transporte fluvial é o único meio de locomoção para grande parte das pessoas que não podem pagar passagens caras de avião para irem para Manaus, por exemplo. Parintins precisa ter um porto bem estruturado, moderno e seguro para atender as necessidades da população e dos trabalhadores. Acionei o DNIT para que as obras sejam retomadas o mais rápido possível e que o porto provisório seja realocado para um espaço mais adequado”, disse o deputado.

CNH poderá contar com informações sobre interesse do motorista na doação de órgãos

Data da Postagem: 24/03/2021

Publicado em: 24/03/2021

CNH poderá contar com informações sobre interesse do motorista na doação de órgãos Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), pede que a Carteira Nacional de Habilitação tenha, entre outras informações, as informações relativas sobre a doação de órgãos em caso de morte do condutor. O texto diz que a CNH dos motoristas deverá indicar se ele é ou não doador de órgãos, tecidos e partes do corpo em caso de morte. A colocação das informações na CNH vai depender da vontade do motorista, não sendo obrigatória. Atualmente, em caso de morte sem que haja manifestação da vontade de doar os órgãos, é a família que autoriza ou não a doação. Para o deputado, o sentimento de respeito ao falecido, o apego sentimental ao corpo e até mesmo superstições tornam-se obstáculos à doação post mortem. “Propomos que se estabeleça um momento de reflexão a respeito do assunto, propiciando a cada pessoa a possibilidade de se manifestar na emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A declaração da pessoa merece ter preferência sobre considerações dos familiares, que ainda terá relevância na hipótese de se preferir guardar o silêncio acerca da questão, decidindo-a em outro momento”, acrescenta.

Sem acordo, votação de MP que amplia margem do consignado é adiada

Data da Postagem: 05/03/2021

Publicado em: 05/03/2021

Terminou sem acordo a sessão de hoje (4) da Câmara dos Deputados para votar a Medida Provisória (MP) 1006/20, que amplia a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, a deliberação sobre a proposta ficou para a próxima semana. Durante a sessão desta quinta-feira, o primeiro-vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que conduzia os trabalhos, disse que há a necessidade de fazer ajustes no texto apresentado pelo relator, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), para fechar o acordo. A proposta do relator, prorroga por dois anos a margem maior, de 35% para 40%, para acesso a empréstimos consignados de aposentados e pensionistas. O deputado ainda chegou a fazer um apelo para a votação da matéria, mas não houve acordo. “O aposentado está passando necessidade, está negativado, está na mão de instituições ‘criminosas’, cobrando juros altos. Não podemos permitir que essa MP caduque. Será uma vergonha para o Congresso Nacional, e quando chegar na base vamos responder por isso, com certeza”, disse. A MP vence na próxima quinta-feira (11), e ainda precisa ser votada pelos senadores. Contudo, a votação pode ser prejudicada pela análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/2019, conhecida como PEC Emergencial. A PEC que cria mecanismos de ajuste fiscal e permite a retomada do pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19, foi aprovada pelo Senado em segundo turno, na tarde de hoje. Após reunião de líderes nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai colocar a proposta para discussão na terça-feira (9) e possibilidade de votação ainda na quarta-feira (10).

Margem do consignado: MP tem votação adiada

Data da Postagem: 05/03/2021

Publicado em: 05/03/2021

Terminou sem acordo a sessão desta quinta-feira (4) da Câmara dos Deputados para votar a Medida Provisória (MP) 1.006/20, que amplia a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, a deliberação sobre a proposta ficou para a próxima semana. Durante a sessão de ontem, o primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), que conduzia os trabalhos, disse que há a necessidade de fazer ajustes no texto apresentado pelo relator, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), para que seja viável fechar o acordo entre os colegas. A proposta do relator prorroga por dois anos a margem maior de acesso a empréstimos consignados de aposentados e pensionistas, de 35% para 40%. Na sessão de ontem, o parlamentar ainda chegou a fazer um apelo para a votação da matéria, mas não houve acordo para que ele pudesse ser atendido. “O aposentado está passando necessidade, está negativado, está na mão de instituições ‘criminosas’, cobrando juros altos. Não podemos permitir que essa MP caduque. Será uma vergonha para o Congresso Nacional, e quando chegar na base vamos responder por isso, com certeza”, disse. A MP vence na próxima quinta-feira (11), e ainda precisa ser votada pelos senadores depois de ser aprovada na Câmara. Contudo, a votação pode ser prejudicada pela análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/2019, conhecida como PEC Emergencial, que foi aprovada pelo Senado em segundo turno na tarde desta quinta-feira. A previsão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é de que a proposta será colocada em discussão na terça-feira (9), com possibilidade de votação ainda na quarta-feira (10), conforme informou ele após reunião de líderes da Câmara. (Com informações da Agência Brasil)

Margem consignavel do inss deve subir para 40 por 2 anos

Data da Postagem: 05/03/2021

Publicado em: 05/03/2021

O Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) é relator da Medida Provisória 1006/20 que pede o aumento da margem de crédito consignado dos titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS. De acordo com o deputado o parecer prorroga por mais dois anos a margem maior de 35% para 40$ para acesso a empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas. “Os estados estão em lockdown, e as pessoas estão com necessidade de acesso ao crédito. Aposentados estão negativados e à mercê de empresas que cobram juros altíssimos”, alertou. De acordo com o Capitão Alberto Neto, somente nos quatro meses de vigência da medida no ano passado, a mesma gerou em torno de R$ 20 milhões ao mercado. Para o Capitão, o empréstimo consignado, por ter taxas mais baixas de juros é uma excelente alternativa para os superendividados. “Eu como militar, já fiz empréstimo consignado. Muitas vezes era para reduzir minhas dívidas”, lembrou. “O aposentado muitas vezes usa o crédito para abrir um negócio, comprar remédio, alimentos.” Questionamento A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) apresentou questão de ordem para retirar o artigo 6 do projeto de lei de conversão por tratar de tema estranho à medida provisória. O artigo trata da concessão de benefício de auxílio por incapacidade temporária por apresentação de análise de atestado médico e documentos complementares ao INSS. O relator argumentou que a MP trata de aposentados e pensionistas, que são geridos pelo INSS. “Não é matéria estranha”, defendeu. “Há casos parados e filas intermináveis em agências do INSS por causa da pandemia. Precisamos tornar o INSS mais ágil para atender a população.” Votação fica para a próxima segunda O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), informou que a votação da Medida Provisória que vai ampliar a margem de crédito consignado aos aposentados e pensionistas será realizada na próxima segunda-feira (8), por meio de sessão remota. O texto estava previsto na pauta das sessões realizadas na Casa na quarta-feira à tarde e, nesta quinta-feira, 4, de manhã, mas não houve acordo para votação. A estratégia visa a deixar as sessões de terça e quarta apenas para a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que abre possibilidade de pagamento de nova rodada do auxílio emergencial.

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br