Capitão Alberto Capitão Alberto Neto sugere que o Ministério da Saúde priorize vacinação contra o HPV no Amazonas

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

28/03/2022

Capitão Alberto Neto sugere que o Ministério da Saúde priorize vacinação contra o HPV no Amazonas

Brasília - O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) encaminhou ao Ministério da Saúde requerimento de indicação sugerindo que o Ministério priorize a vacinação no Amazonas contra o HPV (Paólomavírus Humano), principal agente causador do Câncer de colo uterino. 
 
No texto, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) argumenta que apesar da existência de inúmeras campanhas de vacinação, esse tipo de câncer ainda é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres em todo o mundo e principalmente no Amazonas. 
 
No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o combate ao câncer do colo do útero é uma das metas da saúde pública. 
 
A região Norte aparece em primeiro lugar no número de casos da doença. O percentual de câncer de colo uterino no Amazonas é 102% maior que a média brasileira. Ainda, segundo o INC, a taxa bruta aponta 33,02 no Estado do Amazonas e quando se trata de Manaus a situação é ainda mais grave, a taxa bruta tem incidência de 51,95.  As estimativas para o Amazonas no triênio 2020/2022 são de 700 novos casos. Existe um protocolo de prevenção adotado em todo o Brasil e o estado do Amazonas não pode abandoná-lo.   
 
Diante desses dados o deputado federal Capitão Alberto Neto sugeriu ao Ministro da Saúde que priorizasse o Amazonas no combate à doença "Quem tem saúde tem tudo na vida, tudo que for possível fazer para melhor cuidar da saúde das mulheres do Amazonas, vou fazer, e, nesse caso, sugeri, ao Ministro da Saúde que priorize a vacinação no Amazonas, tendo em vista o alto número de casos. Não podemos deixar que essa doença cause sofrimento às nossas mulheres".  
  
 
Vacinação
 

O público alvo da vacinação são meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, sendo ministrada em duas doses, aplicada com intervalo de seis meses entre elas. 

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. 

Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.

Fonte: Ministério da saúde


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br