Capitão Alberto Código Máscara Vermelha auxiliará vítimas de violência doméstica no Brasil

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

09/09/2020

Código Máscara Vermelha auxiliará vítimas de violência doméstica no Brasil

O crescente número de casos de violência doméstica no Brasil alerta para a necessidade de que as organizações públicas e privadas se unam para prestar ajuda às vítimas. O trabalho conjunto entre governo e farmácias pode se tornar um novo protocolo para prestar socorro rápido às mulheres. É o que propõe o projeto de lei 2920/2020 do deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM). 

"Eu vi o projeto Máscara Vermelha implantado na Argentina em uma reportagem. Neste momento de pandemia, as farmácia estão abertas e podem ser um canal de comunicação. O Brasil é um dos cinco países onde mais se mata mulheres no mundo e precisamos combater", disse. 

Assim como na Argentina, onde foi implantado recentemente, o código "Máscara Vermelha" poderá ser um novo meio de as vítimas buscarem auxílio para denunciar o agressor.

O funcionamento é bem simples: a vítima liga para qualquer telefone de farmácia ou drogaria e diz que quer comprar uma máscara vermelha. O atendente diz que não tem e pega os dados da pessoa para, logo em seguida, acionar os órgãos de segurança pública. 

Desta forma, a vítima poderá ser socorrida sem ligar diretamente para a polícia, o que se torna mais simples, principalmente, porque a violência acontece dentro de casa, onde o agressor está junto com a mulher. 

"Além do PL 2920/20, enviamos também um Requerimento de Indicação ao Ministério da Mulher, comandado pelo ministra Damares Alves, a fim de dar celeridade a criação desta medida. Está dando certo em outros países e pode se tornar importante aqui no Brasil", ressaltou o deputado. 

Em todo país, se multiplicam os casos de agressões física e verbal, tentativas e feminicídios, além dos casos nos quais filhos, enteados e outros parentes também se tornam vítimas de violência doméstica. 

 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

R. Ernesto Pinto Filho - Parque Dez de Novembro

Fone: (92) 98403-2106 / 99268-9147

E-mail: assessoria@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Câmara dos Deputados Anexo IV - Gabinete 540 - CEP: 70160-900

Fone: (61) 3215-5933 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br