Capitão Alberto Infraestrutura logística do Amazonas, é considerada a pior do país, e Capitão Alberto Neto cobra do Ministério do Transporte melhorais na área

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

23/10/2023

Infraestrutura logística do Amazonas, é considerada a pior do país, e Capitão Alberto Neto cobra do Ministério do Transporte melhorais na área

BRASÍLIA – Com base no relatório de 2023 sobre o Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros, o deputado federal Capitão Alberto Neto, encaminhou Requerimento de Informação n.2385/23, ao Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, para esclarecimentos a respeito da infraestrutura logística do Estado do Amazonas, que foi considerada a pior do país.

“A infraestrutura é o maior desafio do estado quanto ao investimento de recursos públicos que atenda as demandas da população. Por isso, questiono o Ministério a respeito das rodovias federais e quais os planos e prazos para que haja uma efetiva melhora na qualidade logística do nosso estado”, declarou o parlamentar.

O relatório, consolidado pelo Centro de Liderança Pública avalia a eficiência e qualidade das políticas públicas em todo o Brasil. Um dos focos do estudo é a infraestrutura oferecida pelas unidades da federação. Entre os indicadores desse setor, está um item muito caro ao setor produtivo: a qualidade das estradas. 

No quesito Logística, o Amazonas tem a pontuação 0 e aparece em último lugar no ranking entre as 27 unidades da federação, sendo considerado, portanto, a pior infraestrutura logística do país. 

“A BR-319, como já falamos inúmeras vezes, é uma rota importante na região e, mesmo assim, não há nenhum indício por parte do governo de resolução do problema. A rodovia é um importante corredor de exportação, com o objetivo de integrar o Brasil de Norte a Sul, porém, segue sem sua conclusão por omissão de Governos pouco preocupados com seu desenvolvimento”, enfatizou. 

Entre os questionamentos, o deputado pede explicações sobre as medidas do Governo Federal para melhorar a infraestrutura no estado? Quais obras de infraestrutura estão planejadas para serem realizadas no Amazonas? Sobre a BR-319, qual o entendimento do Ministério sobre a pavimentação e o que será feito para resolver o impasse? E se há projetos para o modal hidroviário?

Conforme apontou o relatório, além do baixo nível de investimentos, a explicação para as carências da infraestrutura pode ser encontrada também na má alocação dos recursos públicos, bem como na deficiência das políticas regulatórias para os diferentes segmentos de infraestrutura.

“Essa deficiência logística é um fator limitativo da infraestrutura econômica, principalmente, na Região Norte. É uma situação recorrente, todos os anos, a população sofre com o isolamento e todas as suas consequências. É preciso que o Ministério mostre quais são as políticas públicas, obras e investimentos previstos para o estado, e quais os mecanismos que o Governo pretende adotar para melhorar a qualidade da infraestrutura no Amazonas”, afirmou Capitão Alberto Neto.
 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br