Capitão Alberto Leitos de UTI em todas as cidades brasileiras com 50 mil habitantes poderão ter obrigatoriedade por lei após projeto do Deputado Federal Capitão Alberto Neto

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas

24/03/2021

Leitos de UTI em todas as cidades brasileiras com 50 mil habitantes poderão ter obrigatoriedade por lei após projeto do Deputado Federal Capitão Alberto Neto

 

 

No Amazonas apenas a capital possui leitos de Terapia Intensiva (UTI), tão essenciais para o tratamento de pacientes graves com Covid-19 e outras doenças. Quando um paciente exige mais cuidados, precisa ser transferido do interior para Manaus. A pandemia escancarou essa dura realidade da Saúde, vivida não apenas no estado, mas em todo país. 


Por isso, um dos primeiros Projetos de Lei sugeridos pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), no retorno das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados, prevê a obrigatoriedade para abertura de leitos de UTI em municípios com mais de 50 mil habitantes em todo Brasil. 


O PL 210/2021 já está em tramitação e o deputado quer urgência na apreciação do texto. Para ele, os cidadãos não podem esperar outra onda de pandemia para serem assistidos às pressas, como tem ocorrido no Amazonas, onde os doentes estão sendo levados de avião para outros estados com leitos disponíveis. 


“O Amazonas está vivendo uma verdadeira operação de guerra para salvar vidas, o Ministério da Saúde montou uma grande ação de transferências dos pacientes para outros estados e a abertura de leitos clínicos e leitos de UTI nos hospitais de Manaus. Mas, sabemos que essa medida precisa ser constante e não apenas no pico da Covid-19”, reforçou. 


Projeto de Lei


O projeto prevê a abertura de leitos de UTI suficientes para atender a demanda em municípios com ou mais de 50 mil habitantes. Já nos municípios com ou mais de 100 mil habitantes essa quantidade de leitos de UTI proporcional deve ser dobrada, a fim de atender as populações das cidades adjacentes com menos de 50 mil habitantes. 


Em municípios com 50 mil habitantes serão criados entre 5 e 10 leitos de UTI, e os municípios com 100 mil habitantes terão entre 15 e 25 leitos de UTI. Esses leitos poderão ser disponibilizados para outros municípios conforme a demanda.


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br