Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere a elaboração de Plano de Ação de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a ser estruturado em âmbito nacional, tendo o Ministério da Justiça e Segurança Pública como ponto focal.

10/03/2022

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1044, DE 2022

Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública,

Entre as ações afirmativas que têm sido aplicadas no País para o combate à violência contra a mulher e obtido resultados animadores, destaca-se o Plano de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Polícia Militar de Minas Gerais.

Esse plano, que inclui o serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), foi criado em 2010 e tem como missão desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar para proteção da mulher vítima de violência.

Algumas etapas são seguidas para o desenrolar das ações. Inicialmente a vítima recebe o atendimento da equipe de policiais militares com quem tem contato no momento dos fatos: “Em seguida, após análise das ocorrências de maior gravidade e das reincidências, uma equipe de Prevenção à Violência Doméstica entra em contato com a vítima para apresentá-la ao programa e verificar se é de seu interesse ser acompanhada pela Polícia Militar”, noticia a Agência Minas, para quem a estratégia que tem sido adotada “... conta com metodologia inovadora na combinação de dados científicos articulados e teorias criminológicas”. 1

Ademais, o Plano de Prevenção à Violência Doméstica tem a característica de procurar, sempre que possível, sincronizar ações e atuar em conjunto com outros órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, adotando a orientação de estabelecer um ciclo completo de atendimento à vítima.

Afora essas ações, o programa inclui, como forma de atuação educativo-preventiva, a realização de atividades por equipes de palestrantes da Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica que, mediante solicitação, abordam o tema, provocam debates e prestam esclarecimentos e suporte a diferentes grupos.

Desde a criação da 1ª Cia. PM Ind. de Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), em Belo Horizonte, em 19 de setembro de 2017, foram contabilizadas 70.836 atividades geradas, 48.871 visitas realizadas, 16.632 vítimas atendidas e 270 prisões realizadas.

Essas ações coordenadas, continuadas e sincronizadas com os demais setores envolvidos têm surtido evidentes resultados positivos.

Na esteira dessa e de outras iniciativas congêneres, parecenos salutar que seja elaborado um Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher que envolva e possibilite a participação das polícias militares dos diferentes Estados brasileiros interessados, para facilitar e incentivar o compartilhar de experiências no enfrentamento da violência doméstica, de modo especial aquela contra a mulher.

Tal plano, que poderia englobar programas e projetos com diferentes nuanças para contemplar as realidades das diferentes unidades da federação, teria o Ministério da Justiça e Segurança Pública como ponto focal, a fim de facilitar atividades de capacitação e treinamento interestatais entre os vários órgãos envolvidos em atividades tanto preventivas, quanto repressivas, por meio de treinamentos conjuntos, assim como de ações operacionais compartilhadas, no sentido de facilitar a troca de experiências e o aprimoramento técnico.

Ao tempo em que cumprimentamos Vossa Excelência, respeitosamente, solicitamos que nos encaminhe expediente referente ao andamento desta Indicação no âmbito desse Ministério e de eventuais atos referentes à sua adoção.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br