Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere ao Ministro-Chefe da Casa Civil que, no exercício da sua competência de coordenação e acompanhamento das atividades dos Ministérios na implantação de políticas públicas, promova as devidas articulações com o Ministério das Comunicações...

03/05/2022

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1305, DE 2022.

Excelentíssimo Senhor Ministro-Chefe da Casa Civil:

A frase de Chris Anderson: “Não vivemos uma mudança de era, mas sim uma era de mudanças”, Indiscutivelmente, nos mostra que a sociedade evoluiu bastante em vários quesitos. No entanto, no que tange às situações de violência contra a mulher, o extremo chamado feminicídio, emprega a essa evolução um retrocesso imensurável. Afinal, são 1,3 mil mulheres assassinadas só no ano de 2021. Mais de 25 mulheres mortas por semana, quase 4 mulheres assassinadas por dia. Os números são alarmantes!

Essa é uma situação extremamente preocupante e que demanda destaque no debate social.

As cenas de violência e, em alguns casos, a culpabilização da vítima, a adoção de termos impróprios que naturalizam e até romantizam a agressão, viés puramente policial e sem contextualização. Um exemplo de que a sociedade não privilegia mais a família como centro de discussão e ridiculariza, sem pensar no contexto, só pensando na pauta. Exemplificando: recentemente as mídias sociais exploraram, ao máximo, o triste caso de uma jovem senhora, casada, com diagnóstico de transtorno mental, em surto, com um morador de rua. Temos que ter a responsabilidade de darmos um pontapé inicial e começarmos de algum lugar, a focar na humanização do atendimento, no apoio às vítimas, na educação e na responsabilização dos meios de comunicação. Isso, sim, seria um importante começo, contra a violência e o feminicídio no Brasil.

As reportagens sobre feminicídio no Brasil são um exemplo cruel de como a imprensa pode ajudar a reproduzir a violência contra a mulher. É urgente a capacitação dos profissionais de imprensa sobre a violência contra a mulher, assim como a responsabilização legal dos meios de comunicação que reiterem a violência.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br