Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere ao Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, providências necessárias acerca do aumento do número de casos de infecção por Tuberculose no Estado do Amazonas/AM.

09/05/2022

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1333, DE 2022

Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes,

 

O escopo dessa proposta legislativa é solicitar ao Poder Executivo providências necessárias a respeito do aumento de casos de infecção por tuberculose no Estado do Amazonas.

No Estado, Manacapuru é o segundo município com mais notificações de infecção Latende de Tuberculose (ILTB), segundo dados do Governo Estadual.

De 2019 a 2022, foram notificados 68 tratamentos da ILTB em Manacapuru. Na estatística, o município só perde para a capital Manaus, que apresentou 2.030 notificações no mesmo período. Em todo o Estado, foram 2.253 tratamentos para ILTB nos três anos.1

A Infecção Latente de Tuberculose (ILTB) é um quadro de infecção causada por Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, que pode evoluir para a doença ao longo dos anos.

Os elevados índices de magnitude da tuberculose se mantêm, apesar de progressos no diagnóstico e no tratamento (ILTB). Dentre os fatores que intensificam e condicionam a endemia estão a concomitância de enfermidades (HIV, diabetes), a queda da imunidade do hospedeiro por envelhecimento, desnutrição, tabagismo, abuso do álcool e de drogas, a poluição do ar, as precárias situações sociais, econômicas e de habitação, além da exposição no trabalho.

É oportuno destacar que, em todo o Amazonas, o número de casos novos de tuberculose oscilou nos últimos três anos, sendo 3.209 casos novos em 2021, 2.853 em 2020 e 3.244 em 2019.

A implementação de ações conjuntas de testagem simultânea para Covid, TB e HIV na abordagem de casos suspeitos com sintomas respiratórios, o monitoramento oportuno dos sistemas GAL, Sinan, Site-TB, ILTB e SIM, o fortalecimento do Tele-TB e das Equipes do NCTB nos Distritos para o devido apoio às unidades da APS, são algumas estratégias que podem contribuir para a minimização desses impactos e o resgate dos indicadores com tendência preocupante de piora.

Diante do exposto e da relevância e urgência na apreciação desse tema, é que sugerimos ao Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, para que sejam estabelecidas diretrizes com o intuito de reduzir o número de casos de infecção por tuberculose no Estado.

Dados sobre a quantidade de número de infectados apontam para a necessidade de constantes campanhas de controle, promovendo a mobilização social e educação popular em saúde por meio da divulgação do quadro clínico da doença e as formas de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br