Capitão Alberto Com emenda do Deputado Federal Capitão Alberto Neto, câmara aprova criação de sistema DT-e para desburocratizar setor de transporte no Brasil

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

21/07/2021

Com emenda do Deputado Federal Capitão Alberto Neto, câmara aprova criação de sistema DT-e para desburocratizar setor de transporte no Brasil

Os deputados federais aprovaram, nesta semana, o texto da MP 1.051/202, editada pelo Governo Federal para criação do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). A medida  visa desburocratizar o transporte de cargas, sobretudo, para os caminhoneiros autônomos de todo Brasil. O texto seguiu para discussão no Senado. 

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) propôs duas alterações ao texto original. Ambas foram acatadas pelos parlamentares. De acordo com a nova redação, não haverá vínculo empregatício nas relações decorrentes de contratação de transporte de cargas e os pagamentos serão depositados diretamente na conta do transportador. 

“As medidas são importantes porque determinam que haverá uma nova forma de prestação deste serviço, no qual embarcadores e transportadores poderão fazer a contratação direta do serviço, bem como da emissão de documentos fiscais. Na prática isso significa mais facilidade para os trabalhadores”, explicou.

Outro benefício para a categoria sugerida pelo deputado e aprovada pela Câmara diz respeito ao pagamento dos serviços, que a partir de agora serão feitos diretamente na conta do transportador, definido pelo TAC e informando no documento eletrônico. O DT-e poderá ser utilizado como comprovante de rendimento, bem como documento para operação de crédito. 

A medida contempla além do Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), as Empresas de Transporte Rodoviários de Cargas - ETC, que possuir em sua frota até três veículos de cargas registrados no Registro Rodoviário de Cargas - RNTRC, e as Cooperativas de Transportes de Cargas e seus cooperados. 

“É como o ministro Tarcísio Gomes disse no lançamento, o DT-e é a grande revolução do setor de transporte no Brasil, ele vai garantir menos burocracia e mais facilidade para os caminhoneiros, retirando a obrigatoriedade daquele monte de papéis e modernizando a prestação do serviço. Com a tecnologia, o nosso país avança a cada dia”, ressaltou.


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br