Capitão Alberto Projeto permite ao idoso cancelar doação realizada durante período de calamidade

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

NOTÍCIAS DO CAPITÃO

Um Amazonas Mais Seguro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia

20/09/2021

Projeto permite ao idoso cancelar doação realizada durante período de calamidade

 

O Projeto de Lei 4606/20, do deputado federal Capitão Alberto Neto, prevê a possibilidade de revogação da doação realizada por pessoa idosa durante estado de calamidade pública. De acordo com a proposta, a transferência poderá ser anulada em até um ano após o término da vigência do período de exceção.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e agora está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aguardando julgamento do mérito.

A lei estabelece que a doação é o contrato que estabelece a transferência de bens ou vantagens de uma pessoa para outra. O autor da proposta, deputado Capitão Alberto Neto, propõe o acréscimo de uma nova possibilidade de revogação da doação no Código Civil, que é a motivada pela pandemia da Covid-19, pois acredita que, durante este período, os idosos têm sido vítimas de pessoas de má-fé que se passam por colaboradores. O Código Civil já autoriza a revogação da doação por ingratidão do donatário ou por inexecução do encargo.

A pessoa idosa, a quem é atribuído o maior risco sanitário, é também uma pessoa de maior vulnerabilidade social, principalmente no período de pandemia, criminosos que se intitulam colaboradores, que na verdade induzem o idoso ao erro por pressão ou chantagem emocional. A proposição em apreço traz a possibilidade jurídica de que algumas situações eivadas de má-fé ou de abuso de uma das partes, levando-se em conta o momento em que a sociedade está doente física e emocionalmente, possa ser corrigida dentro de um prazo legal e excepcional estipulado.

 


POR: CAPITÃO ALBERTO


MAIS NOTÍCIAS

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br