Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere que, no âmbito de sua competência supletiva, o Excelentíssimo Ministro Interino da Saúde, Senhor General Pazuello, avalie uma estratégia para priorizar o fornecimento da vacina CoronaVac no Estado do Amazonas.

06/07/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1002, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro Interino da Saúde,

A empresa chinesa Sinovac Biotech informou esta semana, 7 de setembro, que a vacina que desenvolve contra a covid-19, no Brasil com apoio do Instituto Butantan, apresentou respostas imunológicas ligeiramente mais fracas em idosos. Segundo Dimas Covas, Diretor do Instituto Butantan em São Paulo, os resultados da CoronaVac na fase 1 e 2 foram muito bons e um grupo com cerca de 400 idosos incluídos nestas fases apresentaram uma resposta imunológica em torno de 98%. A vacina já foi aplicada em mais de 24 mil pessoas e apresenta um perfil de segurança muito próximo de outras vacinas em estágio avançado. Ele também informou que se tudo ocorrer como o previsto, em dezembro teremos no Brasil 46 milhões de doses de vacinas que poderão ser fornecidas para o SUS.

De acordo com o site G1, o Amazonas é o único estado com alta na média móvel de óbitos, com um aumento bem significativo de 210%. O efeito da Covid-19 ainda está presente na sociedade Manauara, embora a pior fase da pandemia na cidade já tenha passado. Outro aspecto preocupante da disseminação do coronavírus no Estado do Amazonas que vale ressaltar é o perigo da propagação do vírus nas comunidades indígenas, onde o avanço da doença aliado aos poucos recursos de saúde nas comunidades e a vulnerabilidade dessa população tornam esse povo um grupo de alto risco.

Sabemos que a quantidade de doses da vacina prevista pelo Instituto Butantan, que talvez seja disponibilizada a partir de dezembro deste ano, não será suficiente para toda a população brasileira e provavelmente haverá um protocolo para a distribuição das doses entre os estados, portanto, sugiro uma priorização de distribuição para o Estado do Amazonas, um dos estados mais fortemente atingido pela Covid-19 e com grande quantidade de população indígena, que possui peculiaridades socioculturais e bastante vulnerabilidade epidemiológica.

Neste sentido, esperamos o apoio e sensibilidade das autoridades brasileiras para avaliar uma estratégia a fim de priorizar o fornecimento da vacina no Estado do Amazonas.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br