Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere que, no âmbito de sua competência supletiva, o Excelentíssimo Ministro da Saúde, Senhor General Pazuello, avalie a possibilidade de expandir a capacidade de testagem para Covid-19 no país.

06/07/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1093, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro da Saúde,

 

Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (21), o Brasil fez 11,5% menos testes diagnósticos de Covid19 em setembro do que em agosto, sendo o primeiro período a registrar queda na quantidade de testes feitos desde o início da pandemia. Porém, os números também apontam que o Ministério da Saúde entregou menos testes aos estados em setembro do que nos meses de julho e agosto, e alguns especialistas têm alertado que a taxa de positivos segue alta.

Com a diminuição de ofertas de testes para Covid-19, o número de diagnósticos é reduzido automaticamente, o que pode trazer sérias complicações para o acompanhamento da proporção da doença no país, seu controle e demais estudos relacionados a sua análise e prevenção.

Segundo o site Worldometers, que fornece estatísticas mundiais em tempo real, o Brasil é o 86º em número de testes a cada milhão de habitantes, ou seja, ainda se testa muito pouco no Brasil, se considerarmos a extensão do nosso território e a população. O aumento do número de testes para covid-19 disponíveis se torna ainda mais importante neste momento, em que fases de flexibilização estão avançando cada vez mais em diversas cidades do Brasil e as pessoas estão mais expostas por conta disso.

Além disso, a ampliação da capacidade de testagem é fundamental para monitorar e analisar melhor os dados de reinfecção, situação sobre a qual especialistas que estudam a doença tem se voltado mais a buscar informações. Apesar da reinfecção ser considerada rara a princípio, pouco se tem conhecimento sobre a resposta imunológica a esta infecção e o cenário atual aponta que a exposição ao vírus pode não se traduzir em garantia total de imunidade.

Até o momento não há um medicamento que tenha se apresentado totalmente eficaz em estudos clínicos controlados para tratar a infecção pelo Sars-cov-2, nem vacina disponível para evitar a doença. Portando, o cuidado deve ser intensificado e o diagnóstico também, para dimensionar a gravidade da reinfecção por Covid-19 e auxiliar nos estudos em andamento.

Frente a possibilidade de casos de reinfecção, exposição maior da população diante da flexibilização adotada e da necessidade de diagnósticos suficientes para dar andamento aos estudos sobre a Covid-19 e seus métodos de imunização, esperamos o apoio e sensibilidade das autoridades brasileiras para avaliar a possibilidade de expandir a capacidade de testagem para Covid-19.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br