Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere que, no âmbito de sua competência supletiva, o Excelentíssimo Ministro da Saúde, Senhor General Pazuello, promova campanhas e demais ações necessárias para disseminar informações referentes a forma de identificação imediata de sinais de AVC.

06/07/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 1106, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro da Saúde, 

 

No dia 29 de outubro foi celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido também como derrame. Ele é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes em nosso país. Segundo a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos, uma situação bem preocupante. Além disso, a doença é a segunda principal causa de morte no país.

A pessoa que sofre um AVC tem até seis horas para utilizar o medicamento específico (trombolítico) para minimizar ou evitar as sequelas permanentes, como paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar. Portanto, é fundamental que a sua ocorrência seja identificada de imediato, para que essa pessoa seja atendida em tempo suficiente. Embora seja extremamente importante identificar se alguém possui sintomas de um AVC, poucos têm esse conhecimento, talvez por não ser um assunto amplamente divulgado.

A pandemia da Covid-19 tem feito com que muitas pessoas aguardem mais tempo para buscar atendimento médico em hospitais por receio de se contaminar com o coronavírus, e isso pode agravar ainda mais a situação de quem sofre com doenças graves, como o AVC. Neste momento desafiador, é necessário redobrar a atenção aos sintomas do AVC para agir prontamente.

Diante da importância em reconhecer os sintomas de AVC, é necessário promover a divulgação do esquema conhecido como “SAMU” (sorriso, abraço, mensagem, urgente), utilizado para facilitar a identificação dos sinais de AVC, e também alertar que o AVC é uma emergência médica e, após sua identificação, deve-se imediatamente entrar em contato com o SAMU (192) ou com outro serviço de emergência, pois quanto mais rápido for o início do tratamento, menores as chances de sequelas.

Por todo o exposto, podemos dizer que se faz necessário promover campanhas e demais ações no intuito de levar até a população o conhecimento necessário de como identificar os sinais de AVC e agir nesses casos, pois é preciso ficar atento aos sintomas do AVC e procurar ajuda médica. Neste sentido, a divulgação de informações como essas permitirá que as pessoas procedam rapidamente no socorro a vítima, salvando vidas e reduzindo sequelas.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br