Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere que, no âmbito de sua competência supletiva, o Excelentíssimo Ministro do Estado da Defesa, Senhor General de Exército Fernando Azevedo e Silva, viabilize a utilização de Navios da Marinha do Brasil para atendimento médico às populações ribeirinhas

09/06/2021

INDICAÇÃO Nº 413, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro da Saúde,

Com cordiais cumprimentos venho por meio deste, sugerir a Vossa Excelência a viabilização de Hospitais de Campanha Flutuante com o apoio da Marinha do Brasil, assim como a utilização de respiradores do tipo não invasivos no tratamento da Covid-19

A indicação supracitada visa atender a população ribeirinha do Estado do Amazonas, que vem enfrentando os casos de Covid-19 sem muitos recursos e com necessidade de grandes deslocamentos para atendimento médico. Portanto, reporto-me a Vossa Excelência no intuito de solicitar importantes medidas para conter essa transmissão progressiva do vírus e prestar atendimento imediato nas cidades ribeirinhas do Estado do Amazonas.

Em cidades ribeirinhas do Amazonas, o desafio para combater a doença é muito maior, geralmente são áreas de extrema pobreza e sem condições de higiene adequadas, além da dificuldade de percurso até Manaus, onde está localizado o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência no tratamento da doença. Em algumas regiões, os deslocamentos até a capital são feitos apenas por via fluvial e duram cerca de dias para serem realizados, e por isso a criação de um Hospital de Campanha Flutuante se torna importante para atender os casos de Covid-19 na região. Os navios de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil já realizaram operações de Assistência.

Hospitalar à População Ribeirinha do Amazonas anteriormente, podendo essa experiência contribuir para que a sua implementação seja feita de maneira mais rápida e eficaz.

Outra medida importante para o atendimento à população ribeirinha, é a utilização de respiradores não invasivos como os da Rede de Saúde Samel, que mostraram resultados de ventilação satisfatórios no tratamento de pacientes infectados com coronavírus. O protótipo desde respirador hospitalar foi construído com canos de PVC e lembra uma capsula onde o paciente permanece dentro dela sem necessidade de intubação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM) também desenvolveu um protótipo de respirador conhecido como respirador pneumático, que conta com um sistema de válvulas, que possui entradas para oxigênio, e pode trabalhar de forma não invasiva (com máscara) ou invasiva (com uso de tubo respirador). Inspirada pela ideia implementada na Itália e utilizada nos hospitais para combater o coronavírus, a startup de engenharia Owntec, de Santa Cruz do Sul (RS), transformou máscaras de mergulho do modelo Easybreath da Decathlon em respiradores. A startup adaptou máscaras de mergulho para serem conectadas a ventiladores mecânicos para uso em pacientes e máscaras de mergulho para proteção dos profissionais da saúde conectadas à ventiladores portáteis. Estes tipos de respiradores são alternativas ao respirador convencional, equipamento com alerta de possível escassez no sistema de saúde.

Certo de poder contar com ações de Vossa Excelência, solicito especial atenção em atender estas medidas, viabilizando um Hospital de Campanha Flutuante com o apoio da Marinha do Brasil e disponibilizando o uso dos respiradores alternativos aos convencionais, de forma a garantir o atendimento médico em todas as áreas do Amazonas de difícil acesso a capital.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

R. Ernesto Pinto Filho - Parque Dez de Novembro

Fone: (92) 98403-2106 / 99268-9147

E-mail: assessoria@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Câmara dos Deputados Anexo IV - Gabinete 540 - CEP: 70160-900

Fone: (61) 3215-5933 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br