Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere ao Ministro da Justiça a adoção de medidas para melhorar a atuação do poder público na proteção aos animais.

20/05/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 84, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça, A partir do dia 29 de fevereiro de 2020, a Delegacia Interativa da Polícia Civil do Amazonas passou a registrar Boletins de Ocorrência (BOs) online, relacionados aos casos de maus-tratos contra animais.

O serviço, por tratar-se de um ambiente virtual, facilita a formalização da ocorrência e agiliza o serviço de registros nas delegacias. A disponibilizando um canal de registros de Boletim de Ocorrência virtual é um grande passo para coibir a prática desse tipo de crime que ainda é tratado com descaso no Brasil. Com a atualização da plataforma, qualquer cidadão poderá registrar um BO online. Todavia, há a necessidade de dar continuidade às denúncias através da investigação da conduta infratora e cumprimento das medidas punitivas.

Com esse trabalho de ampliar os canais de atendimento para registro de denúncias de maus tratos aos animais, a tendência é que o número de denúncias aumente. Porém, existe uma grande dificuldade para dar encaminhamento a esse tipo de denúncia, pois não há uma rede de atendimento eficiente para cuidar e abrigar os animais abandonados e vítimas de maus tratos que são resgatados. Resgatar o animal sem ter um destino adequado para ele se tornou um impedimento para solucionar o problema desse tipo de crime. Em alguns casos, o animal é retirado do agressor e posto na rua para sofrer novamente, seja por falta de alimentação, higiene ou abandono, seja por se tornar alvo frágil para a crueldade humana. Além de um abrigo adequado, esses animais resgatados precisam de tratamento, vacinas e remédios, para que possam ser encaminhados para adoção e liberar espaço para outros animais resgatados.

Ainda estamos aquém do desejado no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas de proteção animal eficientes. Falta incentivos à castração e adoção, investimentos destinados à saúde e abrigos de animais, fiscalização para proibir canis que criam animais sem controles de procriação e em situações insalubres, além de punições mais severas para os crimes contra animais.

Nestes termos, solicito a V.Exa. que envide os esforços necessários para a implementação das seguintes medidas:

a) implantação de um sistema nacional de registro de ocorrências com indícios de crimes ambientais para cadastro e providências em relação a pessoas que cometem tais condutas;

b) provimento de recursos para suporte a abrigos de animais resgatados a partir de práticas de crimes ambientais;

c) elaboração de atos normativos e guias para a atuação de agentes ambientais e de segurança para garantir boas práticas de coação, investigação e mitigação de práticas criminosas em relação ao meio ambiente.

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br