Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Sugere que, no âmbito de sua competência supletiva, o Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Senhor André Mendonça, adote as providências necessárias para intensificar a fiscalização das embarcações que trafegam pelo Rio Solimões.

06/07/2021

Categoria: Sem Categoria

INDICAÇÃO Nº 960, DE 2020

Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça e Segurança Pública,

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (21), a “Operação Sustentabilidade” contra o tráfico internacional de drogas na região amazônica do Alto Solimões, onde o país faz fronteira com o Peru e a Colômbia. De acordo com informações da Polícia Federal, o transporte pelo Rio Solimões é uma das principais rotas de entrada no país para o tráfico internacional de drogas, o que demonstra a fragilidade das nossas áreas de fronteira.

Há indícios de que os envolvidos no tráfico de drogas acondicionariam grandes quantidades de cocaína em sucatas para transportálas até Manaus. Segundo informações divulgadas no site G1, logo após o ingresso e a venda da droga no território nacional, é provável que os envolvidos ainda se utilizem da mesma rota fluvial para evadir numerário ao estrangeiro de forma clandestina.

Em abril deste ano, cinco brasileiros foram presos fazendo o transporte de drogas no rio Solimões, onde foram apreendidos 630 quilos de entorpecentes escondidos nos cascos da embarcação “Deus me Deu a Vitória”, que vinha do município de São Paulo de Olivença, na região da tríplice fronteira.

Apesar de algumas operações conseguirem êxito nas prisões e apreensões de drogas, a recorrência de transporte de entorpecentes nessa rota aponta para a existência de um ponto fraco na fiscalização das embarcações na região de fronteira, o que pode comprometer a segurança nacional.

O aumento da criminalidade e a violência urbana no Estado do Amazonas se intensificam em virtude do tráfico de drogas, o que gera a impressão de que não há mais como detê-lo.

Portanto, sugiro a adoção das providências necessárias para intensificar a fiscalização das embarcações que trafegam pelo rio Solimões, assim como a compra de equipamentos para melhorar as ações de fiscalização na região e prover maior segurança aos policiais no desempenho do serviço de combate ao crime pelos policiais federais.

 

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br