Um Amazonas Mais Seguro!
13/07/2021
Categoria: Sem Categoria
Requeiro a Vossa Excelência, com fulcro no art. 50, §2º, da Constituição da República Federativa do Brasil, na forma dos arts. 115 e 166 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que ouvida a Mesa, sejam solicitadas informações ao Ministério da Economia, acerca da alta concentração de perda de empregos formais por mulheres na pandemia1
São as seguintes informações a serem fornecidas:
1) Esta Pasta teve conhecimento acerca do alto índice de desemprego, em relação à mulher, na pandemia?
2) Qual a maior dificuldade e preocupação desta Pasta, no que pertine a esse resultado negativo do CAGED em 2020, quanto às saídas e retornos de mulheres ao emprego?
3) Chama atenção desta Pasta ou entende haver alguma conexão pejorativa, a demissão de mulheres no mercado de trabalho, especialmente, a afetação em ocupações por mulheres nas atividades anteriormente ocupadas apenas por homens?
4) Este Ministério entende haver uma crise no trabalho feminino o Brasil?
5) Quais programas estão ativos por esta Pasta no que se refere à capacitação e qualificação da mulher na busca do emprego?
JUSTIFICAÇÃO
Em recente matéria divulgada pelo site “Valor Econômico” foi identificado por intermédio de pesquisas, avaliações e resultados do CAGED, de que há um choque extremamente desigual quanto ao trabalho de mulheres e a alta concentração no que se refere à perda de empregos formais durante a pandemia.
As mulheres foram as mais atingidas, sendo que entre março e setembro de 2020, o saldo negativo de contratados e demitidos foi de 897,2 mil vagas, das quais 588,5 mil eram de mulheres.
A preocupação deste cenário gira em torno da deficiência de manutenção de mulheres no mercado de trabalho e da dificuldade enfrentada quando de seu retorno.
A reação do mercado na pandemia não alavancou ou contribuiu de forma eficiente na ocupação por mulheres em vagas. Além do mais, as vagas em estoque têm 3,7% para mulheres e 1,3% para homens, evidenciando a referida queda.
Segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica no Brasil, “o estoque feminino costuma girar em 15 milhões, dos 38 milhões de trabalhadores celetistas no Brasil”.
Por estas razões de fato e de direito é que se requer as informações destacadas nesta proposição, pelo que coloco sob a apreciação de Vossa Excelência o desenredar da propositura em destaque.
0
0
0
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br