Um Amazonas Mais Seguro!
13/07/2021
Categoria: Sem Categoria
Senhor Presidente,
Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, combinado com os arts. 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados requeiro seja encaminhado ao Ministro de Minas e Energia, Senhor Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, requerimento de informação sobre o aumento de irregularidades no setor de combustíveis durante a pandemia, nos seguintes termos:
1) As fraudes no setor de combustíveis provocam uma concorrência desleal aos empresários corretos, assim como geram prejuízos aos consumidores, devido a adulteração de bombas. Quais as providencias estão sendo tomadas por este Ministério a fim de proteger estes consumidores e empresários?
2) Como o Ministério de Minas e Energia pretende se articular com outros órgãos de governo para auxiliar os estados e municípios diante do aumento das fraudes praticadas no setor de combustíveis?
3) Quais as ações pretendidas para combater à fraude tributária, visando evitar a evasão fiscal?
4) O Ministério acredita que revisões na legislação, para que as penas referentes as fraudes no mercado de combustíveis sejam mais severas e punitivas, podem contribuir bastante para reduzir a sua ocorrência?
5) Como a ANP tem fiscalizado os postos de combustíveis durante a pandemia?
6) Quais são os resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) na pandemia em comparação com o período anterior?
Justificação
O mercado de combustíveis do Brasil está entre os seis maiores do mundo, porém um levantamento concluiu que as irregularidades no setor vêm aumentando no país, mesmo com a queda no consumo de álcool, gasolina e diesel ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Segundo o Instituto Combustível Legal (ICL), as fraudes operacionais cresceram 4% no país, de abril a julho de 2020, em comparação com o período de dezembro de 2019 a março de 2020.1
As irregularidades acarretam prejuízos bilionários a governos e a consumidores, além de provocar uma perde de quase R$ 23 bilhões por ano. Um valor bastante expressivo e que causa uma certa preocupação, principalmente no que diz respeito ao crime organizado que atua na linha dos combustíveis, um setor propício para a lavagem de dinheiro. No Brasil, mais de 200 postos são do crime organizado ou da milícia. As fraudes cometidas são as de sonegação fiscal, adulteração de medidores e misturas fora dos padrões legais, situações que além de fortalecer o crime organizado, provocam danos aos veículos, e por consequência, prejuízos aos consumidores. Sem mencionar que essas ações também acabam com a concorrência, gerando prejuízos aqueles que trabalham no setor de acordo com a lei.
As diversas fraudes tributárias no setor são responsáveis por uma dívida ativa de mais de R$ 60 bilhões, ou seja, se fossem evitadas poderiam auxiliar muitos estados quebrados, pois este setor é o que o mais arrecada, por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em decorrência da pandemia, houve uma considerável queda no consumo de combustíveis e uma redução de investimento em fiscalização, por restrição orçamentária e de pessoas nos órgãos fiscalizadores. Tal situação, acaba por deixar o mercado de combustível mais vulnerável a essas práticas ilegais, e por isso a atenção deve ser redobrada e medidas devem sem implementadas para conter esse avanço nos casos de fraudes no setor.
Sendo a fiscalização uma das funções típicas do legislador, faz-se necessária a aprovação deste requerimento de informações para obtenção de dados suficientes a respeito da atuação do Poder Executivo, a fim de se assegurar a efetividade das leis ou, se assim for necessário, tomar medidas para que sejam implementadas de forma eficiente e transparente.
0
0
0
POR: CAPITÃO ALBERTO
O CAPITÃO
- Perfil da Câmara dos Deputados
- Policial Militar do Amazonas
- HQs - As Aventuras do Capitão
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
FALE COM O CAPITÃO
GABINETE VIRTUAL ACAN
GABINETE DOS ACANS
REPRESENTAÇÃO AMAZONAS
Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis
Fone: (92) 98403-2106
E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br
GABINETE BRASÍLIA DF
Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540
E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br