Capitão Alberto Proposição

TRADUÇÃO

ACESSIBILIDADE A- A A+

ATUAÇÃO PARLAMENTAR | Proposição

Um Amazonas Mais Seguro!

PROPOSIÇÕES

Requer do Excelentíssimo Ministro da Saúde, informações para identificar como a COVID-19 acentua crise do setor de hemodiálise.

16/07/2021

Categoria: Sem Categoria

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 289/21

Senhor Presidente,

Com fundamento no art. 50, § 2º, da Constituição Federal, combinado com os arts. 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados requeiro seja encaminhado ao Ministro da Saúde, requerimento de informação para identificar como a COVID-19 acentua crise do setor de hemodiálise, nos seguintes termos:

 

1) Especialistas em Saúde Pública revelam que são vários os fatores que podem influenciar uma tragédia profunda e anunciada (exemplo de Manaus), desde que o novo coronavírus chegou ao país, Diante do supracitado, houve aumento da demanda por insumos, em especial EPIs, a inflação nos preços dos insumos quebrou todo o planejamento financeiro das clínicas de hemodiálise. Por exemplo, a heparina aumentou 200%. Quais medidas podem ser adotadas para evitar o colapso?

2) Ao aumento da demanda por insumos como EPIs e filtros capilares de preço inflacionado de número limitado de fornecedores, se somam os eventuais atrasos nos repasses por parte dos governos estaduais. Tudo isso está inviabilizando a cobertura adequada dos serviços de hemodiálise. Existe uma coordenação nacional para monitorar a evolução destes casos? O que poderia ser feito a médio prazo para evitar o fechamento de muitas clínicas e insuficiência de vagas para atendimentos a uma demanda que já era crescente e explodiu com a pandemia?

3) Há algum projeto do Ministério para a solução do estado permanente de inviabilidade financeira dos serviços terceirizados de hemodiálise, permitindo novos investimentos e solucionando a demanda crescente por serviços de diálise causada pela explosão no número de casos de COVID 19?

 

Justificação 

 

Especialistas em Saúde Pública apontam que são vários os fatores que podem influenciar uma tragédia profunda e anunciada , desde que o novo coronavírus chegou ao país: população cansada com isolamento, restrições menos duras, aumenta de mortes, hospitais lotados, descoberta de uma variante mais transmissível do vírus em Manaus (AM), ausência de uma politica efetiva para os pacientes que precisam de hemodiálise e uma segurança para que as clinicas que realizam os procedimentos recebam os valores devidos. Uma solução do Ministério da Saúde para esse problema está sendo aguardada. Recentemente a BBC News Brasil publicou depoimentos e estudos da grave crise que piora a cada dia. A Covid-19 acentua crise do setor de hemodiálise e 140 mil brasileiros correm risco sem tratamento.

Sendo a fiscalização uma das funções típicas do legislador, faz-se necessária a aprovação deste requerimento de informações para obtenção de dados suficientes a respeito da atuação do Poder Executivo, a fim de se assegurar a efetividade das leis ou, se assim for necessário, tomar medidas para que sejam implementadas de forma eficiente e transparente.

 

Fazer download da proposição

0

0

0


POR: CAPITÃO ALBERTO


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

NAS REDES SOCIAIS

Nossas Redes Sociais

Nosso WhatsApp

92 98403-2106

REPRESENTAÇÃO AMAZONAS

Rua Rodrigo de Normandia, n. 09 - Adrianopolis

Fone: (92) 98403-2106

E-mail: gabinete@capitaoalbertoneto.com.br

GABINETE BRASÍLIA DF

Gabinete 946 - Anexo IV - Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3215-5946 | Fax: (61) 3215-2540

E-mail: dep.capitaoalbertoneto@camara.leg.br